Agência Nacional de Saúde inclui testes de Covid-19 em Rol de Procedimentos

Diretoria Colegiada da ANS decidiu, em caráter extraordinário, pela inclusão do teste para detectar a presença ou não de anticorpos após exposição ao Coronavírus

Usuários de planos de saúde contam, desde agosto de 2020, com uma medida extraordinária definida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS): a incorporação no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde dos testes sorológicos que visam detectar a presença de anticorpos produzidos pelo organismo após a exposição ao coronavírus. Um dos motivos que fomentou a decisão do órgão é baseado em análise técnica das evidências científicas disponíveis para promover o debate da doença com o setor e a sociedade.

Saiba quais são os procedimentos, quais são os beneficiários que  têm direito a realizar os testes e quando eles podem ser feitos

A ANS definiu que a pesquisa de anticorpos IgG ou anticorpos totais deve ser realizada pelos planos de saúde para beneficiários que estejam há oito dias ou mais apresentando sintomas da COVID-19. O procedimento é válido para as segmentações ambulatorial, hospitalar e referência, de acordo com solicitação médica, desde que atenda um dos critérios do Grupo I e nenhum dos critérios do Grupo II. Confira:

Grupo I: a) Pacientes com Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) a partir do oitavo dia do início dos sintomas; b) Crianças ou adolescentes com suspeita de Síndrome Multissistêmica Inflamatória pós-infecção pelo SARS-Cov 2;

Grupo II: a) RT-PCR prévio positivo para SARS-CoV-2; b) Pacientes que já tenham realizado o teste sorológico, com resultado positivo; c) Pacientes que tenham realizado o teste sorológico, com resultado negativo, há menos de 1 semana (exceto para os pacientes que se enquadrem no item b do Grupo I); d) Testes rápidos; e) Pacientes cuja prescrição tem finalidade de rastreamento (screening), retorno ao trabalho, pré-operatório, controle de cura ou contato próximo/domiciliar com caso confirmado; f) Verificação de imunidade pós-vacinal.

As descrições abaixo são referentes às caracterizações da Síndrome Gripal e da Síndrome Respiratória Aguda Grave. Veja:

Síndrome Gripal: quadro respiratório agudo por pelo menos dois dos sintomas a seguir: febre, calafrios, dores de garganta e/ou cabeça, tosse, coriza e alterações no olfato e no paladar. Além destes sintomas, crianças podem apresentar obstrução nasal; em idosos, confusão mental, síncope, inapetência, irritabilidade e sono excessivo são sinais que merecem atenção;

Síndrome Respiratória Aguda Grave: além dos sintomas da SG, dispneia/desconforto respiratório, pressão persistente no tórax, saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente e coloração azulada dos lábios ou do rosto são sintomas que devem ser observados. Crianças devem ter analisados, ainda, os batimentos da asa do nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência.

Os testes sorológicos para diagnosticar a Covid-19 têm como objetivo detectar a presença de anticorpos diante das exposição ao vírus com o uso de técnicas de imunofluorescência, imunocromatografia, enzimaimunoensaio e quimioluminescência. Em razão das especificidades e sensibilidades  distintas, podem apresentar alto percentual de resultados falsos negativos. Neste cenário, a observância dos sintomas é essencial para a aplicação de cada teste. Uma outra metodologia, conhecida como RT PCR - também incorporada ao Rol de Procedimentos da ANS - tem a finalidade de identificar a presença de material genético do coronavírus e se dá pelo esfregaço nasal ou orofaríngeo, escarro ou líquido de lavagem broncoalveolar. 

 

dicas relacionadas
Seguro de vida: beneficiários têm direito a receber por morte devido ao coronavírus? Tire suas dúvidas sobre seguro de vida relacionado ao COVID-19 e fique por dentro de outras coberturas para segurados.
Saúde mental: Janeiro Branco é o símbolo para conscientizar população sobre o tema Campanha criada em 2014 por psicólogos de Uberlândia (MG), a escolha se deve ao período do ano ideal para traçar novas práticas e objetivos, visando o bem-estar da saúde mental.